Abrir uma pizzaria pode ser o sonho de muitas pessoas que têm o sonho de empreender no setor alimentício. As pizzas são amplamente consumidas em todo o mundo, o que fazem desses negócios extremamente rentáveis, desde que bem-planejados e executados da maneira correta. Nesse sentido, a escolha dos equipamentos é um ponto-chave, que pode representar a diferença entre uma pizzaria de sucesso e um negócio mal-sucedido. 

Por isso, trazemos, nesta semana, um artigo sobre os equipamentos essenciais para qualquer pizzaria. Ao longo do texto, traremos alguns pontos fundamentais que devem ser levados em conta no momento de abrir sua pizzaria, destacando, por exemplo, a importância dos fornos e dos fogões industriais para o seu negócio, além, é claro, de diversos outros equipamentos indispensáveis no dia a dia de uma pizzaria.

Os primeiros passos para abrir uma pizzaria

Antes de tudo, como em qualquer outro negócio, é importante fazer um planejamento. O primeiro passo é decidir qual tipo de pizzaria você deseja abrir e quais formas de serviço serão oferecidas aos seus clientes. 

Será uma pizzaria a la carte, com espaço próprio, ou uma pizzaria delivery, que trabalhará com serviços de entrega? Será servido rodízio? Ou apenas pizzas em fatias?

Essas são algumas das perguntas fundamentais que você precisa fazer antes de tomar qualquer outra decisão. Dependendo do modo de funcionamento escolhido, as necessidades do seu negócio serão completamente diferentes, desde o espaço físico, o investimento inicial e o número de funcionários necessários, por exemplo, o que deve ser levado em conta no momento de planejar o seu negócio. 

Após realizar o seu planejamento, é hora de escolher os equipamentos que tornarão seu negócio funcional. 

Quais equipamentos são indispensáveis para uma pizzaria?

De forma geral, ressaltamos a importância dos equipamentos de cocção e de refrigeração, principalmente, essenciais para qualquer cozinha industrial.

Para uma pizzaria, destacamos os fornos industriais e os fogões industriais, além das geladeiras industriais e dos fatiadores de frios. 

Esses são apenas alguns dos equipamentos indispensáveis para uma pizzaria. Para garantir que seu estabelecimento tenha todo o necessário para se destacar frente aos seus concorrentes e alcançar uma posição de destaque no mercado, faça um estudo mais aprofundado, considerando, ainda, as individualidades e as particularidades do seu negócio.

Fornos Industriais

Os fornos industriais são, certamente, os equipamentos mais importantes para uma pizzaria, já que são neles que as pizzas serão preparadas. 

Os fornos podem ser encontrados nos modelos elétrico e a gás. Amplamente utilizados no preparo de pratos variados, são muito úteis, práticos e versáteis em um ambiente profissional.

Dentre as principais vantagens dos fornos elétricos, destacamos o menor risco de acidentes, a maior precisão no controle da temperatura, a distribuição uniforme do calor, a possibilidade de manter os alimentos aquecidos e sua fácil higienização. 

Os fornos a gás, por sua vez, destacam-se pelo funcionamento independente de energia elétrica e pela maior agilidade no preparo de assados de diversos tamanhos, além da presença de uma pedra refratária que absorve calor e de um termômetro externo analógico.

Analise suas necessidades para saber qual é o modelo ideal para você!

Fogões Industriais

Os fogões industriais também são indispensáveis para uma pizzaria, pois diversos alimentos devem ser preparados com antecedência, antes de serem adicionados nas pizzas.

Os fogões industriais, diferentemente dos modelos convencionais, são voltados para o uso profissional. Como seus principais diferenciais, vale ressaltar a construção em ferro e aço inox, a maior rapidez no preparo dos pratos, as chamas mais intensas sob pressão e sua higienização facilitada.

Assim como os fornos industriais, podem ser encontrados nos modelos elétricos e a gás, que se tornam mais ou menos adequados dependendo das suas necessidades. É importante destacar, ainda, os fogões por indução, cujo funcionamento se dá a partir de variações do campo magnético.

Geladeiras Industriais

As geladeiras industriais são indispensáveis para qualquer cozinha industrial. Nelas, os alimentos podem ser armazenados com total segurança, até o momento do preparo, conservando suas propriedades fundamentais, como cor, cheiro e sabor.

As geladeiras industriais são os equipamentos de refrigeração mais comuns em uma cozinha profissional. Seu principal diferencial é a faixa de temperatura em que opera, que permanece entre  1ºC e 7ºC, tornando-as ideais para o armazenamento de bebidas e de insumos que não precisam ser congelados. Caso isso seja necessário, devem ser utilizados freezers industriais, que podem ser encontrados nos modelos verticais e horizontais.

Como principais vantagens das geladeiras industriais, destacamos sua construção em aço inox, a presença de borrachas nas portas, o controle da temperatura por um controlador digital e a organização interna em prateleiras, que aumenta a eficiência do equipamento e reduz o consumo de energia.

Fatiador de Frios

Queijos, presuntos e embutidos, como peito de peru e salame, são ingredientes frequentes em diversos sabores de pizzas. Por isso, os fatiadores de frios são equipamentos indispensáveis para qualquer pizzaria.

De forma geral, podemos dizer que os fatiadores de frios são equipamentos planejados para trazer uma maior agilidade e uma maior precisão no corte desses produtos. 

Além de uma economia de tempo e de permitir que as fatias de queijos e de outros embutidos sejam servidos com a mesma espessura, os fatiadores de frios trazem uma outra vantagem relevante: uma grande economia a médio e longo prazo, já que fatiar seus próprios embutidos é muito mais barato que comprá-los já fatiados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *