A preocupação com o meio ambiente é uma das principais características da geração atual. Nesse sentido, destacamos que a sustentabilidade, como veremos ao longo desse texto, é um processo amplo e complexo, que demanda a colaboração dos mais diversos setores da sociedade. Por isso, é importante que todos os estabelecimentos comerciais façam sua parte, adotando medidas que diminuam o desperdício de recursos e a geração de resíduos, por exemplo, tornando-se um negócio sustentável.

Trazemos, nesta semana, um artigo sobre a sustentabilidade no setor alimentício, em que destacamos como você pode fazer do seu restaurante um negócio sustentável. Ao longo do texto, abordamos o conceito de sustentabilidade e mostramos práticas a serem adotadas no dia a dia por aqueles que desejam adequar o seu negócio à noção moderna de desenvolvimento sustentável.

O que é o desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer as gerações futuras. 

Esse termo faz referência não apenas ao crescimento econômico ou ao meio ambiente. Diferentemente do que muitos pensam, o desenvolvimento sustentável depende de 3 pilares: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e preservação ambiental. São todos interdependentes, sendo igualmente importantes para que seja alcançado o desenvolvimento sustentável. 

Sendo assim, podemos perceber que não basta apenas reduzir o desperdício de alimentos ou diminuir o desperdício de água e energia. Essas são, sem dúvida, medidas importantes, mas, para alcançar o verdadeiro desenvolvimento sustentável, é preciso ir além, adotando diversas outras medidas que apresentaremos mais adiante ao longo deste artigo.

Como fazer do seu restaurante um negócio sustentável?

Antes de tudo, é importante ressaltar que a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) elaborou um código de conduta, que determina que todo restaurante deve adotar práticas sustentáveis. Isso é algo extremamente importante, já que o setor de alimentos está diretamente relacionado ao alto consumo de energia, ao desperdício de recursos naturais, à geração e ao descarte incorreto de resíduos e muito mais.

Esses são apenas alguns dos impactos do setor de alimentos sobre o meio ambiente. Para fazer do seu restaurante um negócio sustentável, você pode adotar algumas medidas, como mostraremos a partir de agora. 

1. Utilize alimentos orgânicos

Atualmente, percebemos um grande número de pessoas adeptos aos alimentos orgânicos. Preparados sem agrotóxicos, são consideravelmente menos prejudiciais à saúde, o que atrai a atenção de muitas pessoas.

Utilizar alimentos orgânicos em seu restaurante, além de ser uma prática sustentável, irá atrair novos consumidores e agregar ainda mais valor ao serviço oferecido.

É bom para o seu negócio e para o meio ambiente!

2. Valorize os comerciantes locais

Como dissemos, o desenvolvimento sustentável tem um importante componente social. Por isso, valorizar os pequenos comerciantes locais é uma medida indispensável para você que deseja fazer do seu restaurante um negócio sustentável.

Adotar essa prática traz, ainda, muitas outras vantagens, como uma redução com os gastos de transporte e a possibilidade de comprar os insumos e as matérias-primas sob demanda, reduzindo o desperdício.

3. Adote a decoração ecológica

Faça com que a decoração do seu restaurante remeta à natureza. Utilize jardins verticais na parede, aproveite a iluminação natural, decore o ambiente com folhas, flores e peças em madeira.

Traga a natureza para dentro do seu restaurante! Além de ser uma prática sustentável, traz um maior conforto ao local, contribuindo para que seus clientes tenham uma melhor experiência no seu restaurante. 

4. Garanta o descarte correto dos resíduos

Como dissemos, a geração e o descarte incorreto dos resíduos são alguns dos principais impactos do setor de alimentos sobre o meio ambiente.

Por isso, garanta o descarte correto dos resíduos. Implemente medidas de coleta seletiva, fazendo parcerias com coletores e empresas locais. Além de fazer com que o lixo produzido tenha seu destino correto, você valoriza as pessoas locais e incentiva essa prática em sua comunidade. 

5. Utilize equipamentos sustentáveis

Esse é, certamente, um dos pontos mais importantes, pois está diretamente relacionado a muitas outras medidas sustentáveis.

Um equipamento sustentável pode, por exemplo, reduzir o desperdício de alimentos, o desperdício de água e a utilização de energia. Para isso, opte por equipamentos que ofereçam essas possibilidades, como lavadoras de louças econômicas e fornos combinados eficientes, que otimizem o processo de preparo e diminuam o consumo e o desperdício de recursos. 

Além dessas medidas, destacamos outras que podem ser adotadas por você que deseja fazer do seu restaurante um negócio sustentável: invista em ações sociais, selecione fornecedores que compartilham desses princípios, evite o desperdício de água, reaproveite os alimentos sempre que possível e incentive a diminuição do desperdício entre os clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *